Busque sobre Nefrología - Urología

sábado, 3 de diciembre de 2011

Historia del Instituto de Nefrologia

Prof. José Augusto de Aguiar
SANTA CASA DA MISERCÓRDIA
DO RIO DE JANEIRO

A origem do Instituto de Nefrologia Prof. José Augusto Aguiar, unidade filantrópica da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro, remonta ao começo dos anos 50, quando foi criado pelo Prof. José Augusto o primeiro Serviço Universitário dedicado ao estudo clínico das doenças renais "Seção de Patologia Renal" da 5ª Cadeira de Clínica Médica da Faculdade Nacional de Medicina da Universidade do Brasil, funcionando então no Hospital Moncorvo Filho (Cadeira do Prof. Capriglione).

Com a mudança da 5ª Cadeira de Clínica Médica para o Hospital Geral da Santa Casa da Misericórdia em 1954 a "Seção de Patologia Renal" foi para lá transferida, ocupando então um porão da 9ª enfermeria - Serviço do Prof. Magalhães Gomes. Em 1958, foi fundado no Hospital Geral o Ambulatório de Nefropatologia (Ambulatório 32), transformado em 1969 em Serviço de Nefrologia do Hospital Geral. Em 1970 foi introduzido pelo Prof. José Augusto Aguiar na nosologia o termo "glomerulonefrite mesangial" em trabalho realizado no Serviço sobre indução da glomerulonefrite mesangial por S.mansoni.

Com a inauguração do Hospital Universitário em 1977, foi para lá transferida a Disciplina de Nefrologia, não havendo entretanto solução de continuidade no funcionamento do Serviço de Nefrologia do Hospital Geral.

Em ato do Provedor da Instituição foi em 1979 criado o Instituto de Nefrologia, que seria inaugurado em 1980, dotado de instalações adequadas à assistência, ensino e pesquisa na especialidade, sendo também na ocasião integradas ao Instituto, como ambulatórios da Nefrologia, as salas anteriormente ocupadas pelo Serviço.

Após o falecimento precoce do Prof. José Augusto Aguiar em 1988, foi o Instituto rebatizado com o seu nome. Em 1990, devido ao aumento da demanda a área física destinada ao atendimento foi ampliada em 25%, ocasião em que uma nova Unidade de Diálise foi construída.

Atualmente trabalham no Instituto de Nefrologia 42 profissionais da área de saúde, tendo acompanhado no último ano (01 de julho de 1995 a 30 de junho de 1996) , 928 internações hospitalares, realizado 10.123 procedimentos dialíticos e examinado 2.178 amostras de sangue/urina no laboratório do próprio Instituto. O seu ambulatório tem hoje 5.089 pacientes matriculados. Mantém também o Instituto Programa de Residência Médica em Nefrologia (R1, R2 e R3), reconhecido pelo MEC/CNRM.

Devido ao continuo aumento da demanda de pacientes, novas obras de ampliação (acréscimo de 500 m2) e aquisição de equipamentos, notadamente a substituição dos equipamentos para hemodiálise atualmente existentes por 20 novas máquinas de proporção para hemodiálise, osmose reversa e um CPD, além de novas instalações para a biblioteca e arquivo estão programadas para serem concluídas até o final do primeiro quadrimestre de 1997. Os transplantes renais são atualmente preparados no Instituto e realizados em diversas Unidades Hospitalares no Rio de Janeiro, principalmente na UERJ, no HGB e no HSE.

Obras para construção de uma Unidade de Transplante Renal estão em fase de projeto, com início previsto para o terceiro quadrimestre de 1997.

*******************************************************************************